By

Você sabia que com o uso de substratos é possível garantir a melhor absorção de nutrientes por parte das plantas? Sim, são diferentes materiais que ajudam seu jardim a crescer e se desenvolver da melhor forma. Confira mais detalhes neste post do Pedrão Pedras!

Cuidar de um jardim requer cuidados que vão além das tarefas primordiais, como a rega e a poda inteligente. A escolha do melhor substrato, por exemplo, é um ponto importante de atenção para o crescimento e desenvolvimento saudável de uma planta.

Neste artigo do Pedrão Pedras você confere detalhes sobre diversos substratos, suas principais características e quais são os mais utilizados em jardins.

Mas afinal, o que são substratos?

Substratos são materiais base que auxiliam na composição para um solo fértil, visando o crescimento saudável de plantas em vasos ou jardins. De modo geral, os substratos podem ser elementos naturais ou sintéticos que garantem os nutrientes necessários e favorecem a melhor absorção, para chegarem aos caules, folhas e flores.

No mercado de paisagismo, três tipos de substratos podem ser encontrados: os orgânicos, os minerais e os sintéticos. Eles são usados separados ou agrupados, conforme necessidade e espécie da planta na qual o substrato será adicionado.

Qual o melhor substrato para minha planta?

Antes de mais nada, é preciso entender um pouco sobre cada substrato e avaliar qual o mais indicado. Como existem diversos tipos de plantas, também pode ser necessário o uso de diferentes tipos de substratos, cada um com uma característica específica em busca de recriar o melhor ambiente para a espécie.

Tipos de substratos:

A característica que mais difere os substratos é a questão tátil. Embora a principal função seja fortalecer o solo, cada material possui distinções. Alguns tipos favorecem a absorção e retenção de água, mantendo o solo úmido, enquanto outros fazem o contrário, deixando o solo respirar.

Deste modo, os substratos são divididos em quatro categorias, sendo os muito secos, secos, úmidos e muito úmidos.

Sobre uma bancada, duas mãos brancas com luvas descartáveis aparecem hidratando um substrato dentro de um pote de vidro. Na bancada ainda estão algumas ferramentas para cultivo de plantas, além de um mini vaso à direita, com uma planta dentro.
Substratos podem ser facilmente manejados para uso em vasos e canteiros.

Esse é o tipo que melhor se adapta às plantas, sendo o substrato mais utilizado. A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo, misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. O produto pode ser encontrado já preparado e embalado, pronto para ser usado em vasos ou jardins.

Embora não seja muito comum de ser usada como substrato, a areia pode ser eficiente para o cultivo e desenvolvimento de suculentas e cactos. Por ser permeável, esse substrato favorece a criação de um solo arenoso.

As cascas de pinus são substratos orgânicos secos, muito utilizados quando há a necessidade de manter a umidade do solo controlada. Normalmente são utilizadas para cobrir vasos, permitindo que flores se desenvolvam muito bem, como as orquídeas, já que simulam o habitat natural.

Aqui temos outro substrato orgânico eficiente. A fibra de coco é ideal para plantios que necessitam de mais água. Além da capacidade de absorção, o material é capaz de deixar o ph da terra mais neutro. Ela também pode ser utilizada junto ao cultivo de orquídeas, por exemplo.

Geralmente utilizadas no fundo ou como cobertura em vasos, a argila expandida é um ótimo substrato para ajudar na composição de um solo fértil. Ao ser utilizada na primeira situação, ela facilitará a drenagem de água; já na segunda, garantirá um solo sempre úmido, pois a cobertura feia com o material leve dificulta a evaporação da água.

Uma alternativa “universal” são os substratos prontos. Eles possuem uma mistura de diversos nutrientes, com suas devidas medidas, que podem ser aplicados em variados tipos de plantas. Normalmente, são encontrados à venda com facilidade em lojas de artigos para jardinagem ou floriculturas.

Esses são alguns exemplos e características dos principais substratos utilizados na jardinagem. No mercado de paisagismo ainda estão disponíveis turfas, húmus, perlita, vermiculita, entre outros materiais.

Na internet, ainda é possível encontrar dicas caseiras de como aproveitar outros materiais e alguns resíduos como substrato. Vale a pena conferir!

Mas para quem procura opções prontas ou semiprontas, as opções citadas acima – aqui no Blog do Pedrão Pedras – farão com que seu jardim tenha um ótimo desenvolvimento. E vale ressaltar que os substratos também podem ser usados em diferentes tipos de culturas, sejam elas de plantas, árvores frutíferas e flores.

Aproveite para conferir 7 ideias criativas de decoração de jardim com seixos, para você se inspirar; além de dicas para montar uma horta em casa. Boa leitura!

Para o seu jardim, escolha Pedrão Pedras!

Há mais de 18 anos sendo referência, o Pedrão Comércio de Pedras é uma empresa de pedras decorativas e produtos para jardim com forte atuação no mercado.

Possui um depósito localizado na cidade de Jundiaí (SP), com foco na distribuição desses materiais, na área da construção civil, paisagismo e jardinagem.

Você confere todo o portfólio acessando o site: www.pedraopedras.com.br/produtos