By

A casca proveniente dos pinheiros é muito conhecida no mercado quando o assunto é jardinagem. Mas você sabe todas as características desse material e como ele deve ser usado em jardins ou vasos? Acompanhe os detalhes neste artigo do Pedrão Pedras!

As cascas de pinus, como são conhecidas, são lascas residuais de pinheiros – utilizados, por exemplo, na fabricação de móveis e tábuas de madeira. Sendo 100% ecológicas, ao invés do descarte, elas são reaproveitadas e destinadas para utilização no segmento de paisagismo.

Seu principal uso dentro do segmento é observado tanto em ambientes internos quanto externos. O material é atribuído como elemento decorativo aos jardins, canteiros e vasos de residências.

O que muitas pessoas não sabem é como as cascas de pinus podem ser de grande ajuda no manejo de jardins e canteiros, reduzindo tarefas e custos de manutenção. Confira!

1) Para que serve a casca de pinus?

Naturais, as cascas de pinus são uma ótima opção decorativa para a jardinagem como um todo. Elas são consideradas uma alternativa para quem busca um material com melhor custo-benefício, quando comparado a pedras ou seixos.

Além do visual sofisticado, as cascas de pinus possuem funções que potencializam o cuidado com plantas

Por formarem uma camada extra sob a superfície do solo, protegem o mesmo da erosão ocasionadas por chuvas, ventos fortes e pela exposição excessiva ao sol.

Quando utilizada como cobertura, preserva vida microbiana, garantindo o equilíbrio e boas condições do local para o desenvolvimento das plantas. Outros benefícios estão relacionados à manutenção da umidade e temperatura, além de inibir o surgimento de ervas.

As cascas de pinus também garantem a manutenção da matéria orgânica da terra, ao longo do tempo.

Em um quintal, dois braços de uma mulher aparecem colhendo cascas de pinus do chão, com o auxílio de uma luva. Ao lado esquerdo há um saco plástico onde ela coloca as cascas e à direita há uma planta.
Cascas de pinus servem como cobertura para o solo. (Foto: Reprodução/iStock)

2) Como usar a casca de pinus no jardim?

De modo geral, utilizar a casca de pinus em jardins é muito simples. Seu uso se dará na cobertura de superfícies. Veja abaixo algumas dicas de como fazer a distribuição do material:

1. Plantio
Certifique-se de conduzir o plantio – de maneira correta – seja no jardim, canteiro ou vaso. Faça o preparo correta da terra para aplicação das cascas ao final.
Ah, vale lembrar que as cascas de pinus também podem ser usadas como uma camada de drenagem de água na parte inferior de vasos. Fica a dica!

2. Espaço
Observe a proporção do espaço onde as cascas serão adicionadas. Neste caso, verifique qual tamanho de casca é o mais indicado e calcule a quantidade que você precisará para cobrir esse solo (com base na metragem do ambiente). Isso ajudará você a evitar a adquirir material em excesso (e, consequentemente, economizar!)

3. Distribuição
Espalhe as cascas de maneira que as mesmas fiquem distribuídas uniformemente, criando uma fina camada para proteção do solo. Evite deixá-la grossa, pois assim irá reter muita umidade no solo e, possivelmente, prejudicar as plantas, hein!

Tamanho das cascas

Atualmente, em floriculturas ou empresas especializadas na fabricação de cascas de pinus, é possível encontrar o material em variadas versões e tamanhos.

Essas diferenças se fazem necessárias para melhor adequação aos projetos e usabilidades. Por exemplo, em áreas grandes, como jardins, as cascas em tamanhos maiores são ideais para cobrir melhor os espaços. Já em vasos, recomenda-se as cascas de tamanho menor, para melhor disposição do material.

No Pedrão Pedras, você encontra opções de casca polida pequena e média, além da casca de pinus padrão, no tamanho médio. Clique aqui e confira as opções na aba produtos.

Relacionada à quantidade, as opções também são variadas. É possível encontrar o material sendo vendido a granel (por quilo ou metros quadrados) – seja no varejo ou por meio de orçamentos – ou já embaladas em sacos por peso.

Uma imagem mostrando detalhes do material, diversas cascas de pinus se encontram espalhadas pela superfície, que pode ser um chão de um jardim.
As cascas de pinus atribuem uma decoração mais natural e rústica aos jardins. (Foto: Reprodução/iStock)

Versões disponíveis no mercado

As cascas de pinus podem ser encontradas em diferentes versões no mercado de paisagismo:

  • Polida: recebem um pequeno tratamento que garante melhor aspecto às cascas. Sendo assim, ela é a mais indicada para cobrir vasos, já que o acabamento é visível.
  • Comum: são as cascas naturais, a partir da remoção dos resíduos dos pinheiros, durante processo de fabricação de outros objetos de marcenaria.
  • Triturada: a partir da trituração do material, ela se torna uma espécie de pó. Essa versão é usada principalmente como substrato para plantas, podendo ser misturada junto ao solo ou outros elementos.

3) Plantas que gostam de casca de pinus:

Não existe uma contraindicação de plantas quanto ao uso das cascas de pinus. O material pode ser colocado junto ao solo em que se encontram diversas espécies, como samambaias, violetas, árvores e plantas em geral.

O recomendado é observar o que cada planta necessita, em relação a nutrição e substratos, e atrelá-los ao uso das cascas.

Por exemplo, você pode adicionar junto às cascas de pinus, fibras de coco e carvão vegetal na preparação do solo. Basta verificar a necessidade para o seu plantio!

Na imagem estão duas mãos com luvas despejando as cascas de pinus em um canteiro. À esquerda aparecem duas plantas, uma delas sendo uma suculenta.

Seja em vasos pequenos ou maiores, as cascas trazem uma aparência mais rústica e natural à decoração. (Foto: Reprodução/iStock).

Tenha um jardim mais harmonioso com o Pedrão Pedras!

Focado em distribuição de pedras decorativas na área da construção civil, paisagismo e jardinagem, o Pedrão Pedras é uma empresa com mais de 9 anos de atuação no mercado

Com um portfólio amplo, você encontra diversas opções para decoração e harmonização do seu jardim à decoração do lar: pedriscos (branco e em diversas cores), casca de pinus, substratos, manta de bidim, limitador de grama, entre outros produtos.

O depósito para distribuição dos materiais está localizado na cidade de Jundiaí (SP), interior da capital paulista, com fácil acesso pelas rodovias que cruzam o estado. Para maior comodidade e conforto de seus clientes, o Pedrão Pedras também realiza entregas dos materiais e seus produtos.

  • E-mail: pedraopedras@yahoo.com.br
  • Telefone: (11) 4584-5011 / 9 8386-9044
  • WhatsApp: (11) 9 9888-1985